quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Fim das balsas do Rio Cricaré


Até o inicio da década de 50, a única forma de transpor as águas do Cricaré era de balsa. Esse meio de transporte charmoso e rudimentar atuava levando automóveis do Porto a outra margem do rio, de onde partia-se por uma pequena estrada que tinha Conceição da Barra como destino. Ainda hoje, quem olha para os brejos em frente ao Porto ainda consegue observar a silhueta dessa antiga via. 
A travessia de balsa sobre o Cricaré.

Este cenário mudou quanto, por volta do ano de 1953, deu-se inicio à construção da ponte sobre o Rio Cricaré, que tem por nome Régis Bittencourt. Atualmente ela pode estar feia e meio abandonada, mas na época de sua construção foi um divisor de águas para a economia mateense. Era uma edificação grandiosa e ousada, uma obra bastante arrojada para a época. 

A construção, que como já foi dito, teve início no ano de 1953, foi finalizada no ano seguinte, 1954. Sua construção foi de responsabilidade da construtora Cia Rabelo Construtora LTDA. No dia do início de suas obras o Governador da época, Jones dos Santos Neves, pregou, simbolicamente, o primeiro prego da construção.

Detalhes da construção da Ponte.
Faziam parte da sua comitiva o diretor do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), Régis Bittencourt; o diretor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), Luiz Derenzi; o chefe da divisão de obras da secretaria estadual de agricultura, Dr. Hermes Curry; o prefeito municipal Zenor Pedrosa Rocha, dentre outros.

A partir do ano de 1962 foi integrada à BR-101, configurando-se no principal elo entre o extremo norte do estado do Espírito Santo e o sul da Bahia.

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