segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Barra Nova e o rio que corre ao contrário


Talvez não seja do conhecimento de todos, mas a barra do rio Mariricú, a qual chamamos de Barra Nova, tem esse nome por não ser de origem natural. Sua abertura ocorreu em decorrência da necessidade de uma nova rota para o Porto de São Mateus.

Existia nessa região, até poucos anos, um belo lago, que inundava toda a região pantanosa do Nativo e de Barra Seca. Seu nome era Lagoa da Suruaca. Vestígios de sua existência ainda podem ser vistos através do Google Earth. Essa lagoa era formada pela vazão do Rio Barra Seca, que transpassando o grande volume de água, continuava seu percurso, acompanhando o litoral, até desaguar no Rio Cricaré.
Detalhes da nova enseada: Barra Nova

O Comendador Reginaldo Gomes da Cunha, irmão do Barão dos Aymorés, sabendo que em determinado ponto esses rio se aproximava muito do litoral, teve a iniciativa de criar um pequeno canal ligando o rio ao mar, criando assim a nova barra. Dai surgiu o nome Barra Nova, devido à pequena Bahia que ali surgiu. Essa barra foi aberta em 1866, com a finalidade de, além de criar uma nova rota ao Porto, como já foi supracitado, dar vazão as águas da Lagoa da Suruaca. Vários c Nanais foram abertos ao longo de mais de 80 anos, esgotando quase que por completamente a lagoa.

Por essas iniciativas, o Rio Barra Seca, que anteriormente desaguava no Cricaré, passou a ter Barra Nova como foz, transformando o trecho entre a Nova Barra e o Rio São Mateus no que chamamos hoje de Rio Mariricú. Na verdade o ”novo rio” permanece sendo o Barra seca, porém, com as águas correndo ao contrário e desaguando em Barra Nova.

Um comentário: